2º Festival Gastronômico Marco Gourmet

Evento busca proporcionar uma cultura de imersão e lazer na praça Jose Tupinambá da Frota fazendo o uso de empreendimentos de alimentos e restaurantes da cidade. Um evento importantíssimo em tempos de retomada da economia e atividades públicas.



Esta resenha será guiada por um roteiro: visão geral, sabores, organização, atrações e considerações finais.

No geral, a segunda tentativa de implementar uma cultura gastronômica em Marco esbarra na falta de objetividade com a temática, há tato artístico, mas sem sensibilidade ao paladar. Investe-se muito mais em atração artística do que em espetáculos culinários, não se vê claro, como algo errado permitir que as pessoas tenham entretenimento enquanto degustam uma boa comida, o próprio François Vatel se tornou celebre por oferecer verdadeiros espetáculos teatrais durante seus banquetes. Contudo, o que vemos na proposta marquense é uma ação mais voltada para o engajamento empreendedor do ramo alimentar. Para um evento proposto na semana de aniversário do município, a cidade de Marco poderia ter aproveitado melhor a oportunidade de ser palco de um grande evento com uma "arena gastronômica" primorosamente decorada com referências moveleiras, amostras de artesanato, ambientes "instagramáveis", oficinas gastronômicas, espaço voltado para agricultura familiar, exposição cultural. Um evento importantíssimo em tempos de retomada da economia. Um encontro que poderia realizar intercâmbios gastronômicos e promover a rede de restaurantes, bares, pizzarias, etc. 



Quanto ao "cardápio" os populares puderam escolher dentro de um verdadeiro leque bem diversificado de alternativas: espetinhos, hambúrgueres, pizza, sushis, açaís, cajucultura entre outros, o que de fato deve ter agradado bastantes os visitantes do festival. Os empreendimentos de mais relevância e reconhecimento local estavam todos lá, prontos para caprichar nos sabores já conhecidos e atender o mais rápido possível seus consumidores.

A organização, devo pedir vênia, poderia ter feito um melhor uso da praça. Enfileirar as barracas na lateral menos espaçosa da praça proporcionou um afunilamento do fluxo de visitantes chegando a provocar "engarrafamento" de pessoas. Palco montando à beira da proposta de arquibancada ecológica também limitou a apreciação das apresentações. Esses problemas poderiam ser facilmente resolvidos com um melhor estudo do espaço e planejamento estratégico do layout do evento. Por exemplo, dispor as barracas em formato de flor pentagonal em pontos dispersos pela praça permitindo agrupar variações culinárias e possibilitando um melhor fluxo de trafego dos visitantes. Da mesma forma, posicionar o palco ao lado do Museu teria dado aos visitantes um acesso mais igualitário além de um ângulo de visualização melhor para todos. Por fim, as luzes postas sobre os pergolados conseguiram criar um charme mais agradável deixando a atmosfera na praça diferente do habitual. Porém, reforço que poder-se-ia ter feito uso de um apelo visual melhor que passasse aos visitantes a "assinatura" pela qual o Marco já é notoriamente reconhecido, moveis.

No tocante as atrações, é inegável que se buscou uma valorização de artistas locais. Entre os convidados para a noite estavam os artistas municipais Abraão, Kel dos Teclados, além de Ribamar e Banda e Vanderson do Acordeom, tendo como principal atração a presença do humorista Luana do Krato e toda sua equipe. A apresentação de conterrâneos foi primorosas, não tendo muito a dizer além disso. Cantaram e entretiveram muito bem os visitantes, o que reforça que apostar em talentos locais é por vezes um acerto pouco valorizado devido a cultura da população (e aqui não se limita apenas a população de Marco) de valorizar apenas atrações de fora, até que uma atração regional estoura e consegue ali o reconhecimento tardio de sua relevância.



A conclusão que se chega é que os equívocos desta edição não devem ser apontados como erros a grosso modo, e que o que se espera é que sirvam para orientar autoridades e empreendedores a planejarem juntos um próximo evento com uma visão e proposta mais clara para o lado gastronômico. Quem sabe convidar um chef de reconhecimento regional ou estadual para uma apresentação, proporcionar um "comida de boteco à la Marco" (trocadilho intencional mas sem pretensões rsrs).

Se você foi ao 2º Festival Gastronômico Marco Gourmet deixe aqui sua opinião, sugestão, crítica ou elogio. O mesmo vale ser feito para essa resenha.

Boa semana e até a próxima

Bon appetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

INSTAGRAM FEED

@soratemplates