Resenhas - Curtindo a Vida Adoidado, Tood Strasser

Um marco do cinema adolescente da década de 80 em uma versão primorosa para as sua estante.


Quem nunca assistiu à esse grande clássico tão reprisado na Sessão da Tarde? Quem não se levantou e requebrou sem jeito ao som da música Twist and Shout dos Beatles? Quem não queria ser Ferris Bueller?

Para comemorar os 30 anos de estréia de Ferris Bueller's Day Off (estranhamente traduzido no Brasil como Curtindo a Vida Adoidado) dirigido por John Hughes, considerado "o mestre dos filmes adolescentes dos anos 1980 a editora Gutenberg trouxe para nós a versão literária de um dos filmes mais recomendados para assistir. Confiram essa resenha fresquinha e tente não se identificar com as loucuras dessa história.

Começamos com um dia de céu azul

Acordando ao som da gritaria dos irmãos sem animo para mais uma aula chata de história, Ferris fica tentado após ouvir a previsão do tempo pelo rádio, descrevendo "céu claro com poucas nuvens e tempo perfeito". Ferris decide então que seria um crime não aproveitar um dia de primavera como esse e antes de levantar da cama bola uma grande plano para matar aula e ainda aproveitar esse dia junto dos amigos. Usando artimanhas para fingir-se de doente para que os pais o deixem ficar em casa (quem nunca fez isso?). Conseguindo enganar os pais, Ferris resolve ligar para seu melhor amigo, Cameron - este de fato doente - para que juntos possam aproveitar aquela manhã como nunca, e após conseguir tirar o amigo de casa, Ferris bola um plano para conseguir tirar sua namorada, Sloane, da escola. Após conseguir enganar o diretor com um plano pra lá de ousado (pra não dizer  absurdo), Ferris, Cameron e Sloane conseguem o tão precioso "dia de folga", onde pretendem aproveitar ao máximo cada segundo. Pois a vida é para ser vivida e segundo Ferris Bueller...

"[...] A vida passa rápido demais. E se você não parar de vez em quando para vivê-la, vai acabar perdendo o seu tempo." (Todd Strasser, p. 157)

Até aqui você pode achar que "Ah, o livro é só uma forma de alguns ganharem dinheiro, melhor assistir o filme, é a mesma coisa." Se você pensa isso está mesmo redondamente enganado, pois não somente o livro lançado pela Gutenberg é um versão do filme, como também é um estouro que escancara todo o universo de Ferris, trazendo muitos planos mirabolantes, loucos, absurdos e geniais. O livro tem as extras e as cenas cortadas muito bem encaixadas nas tramas e muitas informações adicionais como Ferris Bueller ser o irmão do meio numa família de 4 filhos! (sim, no livro ele tem 3 irmãos, e não apenas 1 irmã, como no filme), terem uma montanha de encrencas pelo caminhos que fazem o caso da Ferrari 1961 GT California parecer um grão de areia na montanha.

"Ferris percebeu que ele e Cameron basicamente tinham a mesma filosofia de vida. A diferença era que, em vez de tentar provar sua ideia por meio de equações matemáticas, Ferris simplesmente vivia. Se ele visse uma oportunidade, não deixava passar. Se ele queria se divertir, ele ia se divertir. Estatística e morte inevitável não tinham nada a ver com aquilo." (Todd Strasser, p.87)

Tanto para os fãs do celebre filme quanto para os ainda não apresentados este livro é tiro certo de hora de risos, apreensão e lembranças de bons momentos da vida. Li e recomendo o Curtindo a Vida Adoidado de Tood Strasser lançado pela Editora Gutenberg. Ah! Aliás, uma nota aos leitores: Todd Strasser é um prolífico escritor estadunidense, autor de mais de 130 romances para jovens e adolescentes e romantização de filmes, muitos deles escritos sob pseudônimos como Sanchest e T.S. Rue.

Ficha Técnica

Título: Curtindo a Vida Adoidado
Título Original: Ferris Bueller’s Day Off
Autor: Todd Strasser
Tradução: Marcelo Salles
Editora: Gutemberg
Páginas: 160
Gênero: Comédia
ISBN: 978-85-8235-379-0

Por fim: Salve Ferris!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

INSTAGRAM FEED

@soratemplates