Papos sobre literatura, séries, cinema e mais.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Raduan Nassar vence Prêmio Camões 2016

Durante entrega do Prêmio Camões 2016, escritor paulista fez duras críticas ao Governo Sua fala despertou a reação de Roberto Freire, que abandonou o discurso ensaiado para rebatê-lo e é vaiado.

O escritor brasileiro Raduan Nassar, de 80 anos, se tornou o 12º brasileiro a receber o prêmio, o mais importante da literatura da língua portuguesa entregue desde 1989 pelos governos de Portugal e do Brasil, o Camões.


Nassar foi escolhido por unanimidade, além do reconhecimento escritor receberá 100 mil euros (equivalente a 339 mil reais). O anúncio foi feito na tarde em Lisboa, por Miguel Honrado, secretário de Estado de Cultura de Portugal. Os jurados destacaram "a extraordinária qualidade da sua linguagem" e a "força poética da sua prosa".

Um dos maiores escritores brasileiros, o paulista Raduan Nassar, professa que aposentou a caneta há mais de 30 anos, mas demonstra que não a força de sua voz. Autor de romances seminais da literatura brasileira, Lavoura Arcaica e Um copo de cólera, Raduan foi convocado na manhã desta sexta-feira ao Museu Lasar Segall, em São Paulo, para receber o Prêmio Camões de 2016 – entregue a cada ano pelos governos de Brasil e de Portugal a escritores expressivos da língua portuguesa. Direto, ainda que polido, ele aproveitou a oportunidade para se manifestar contra o Governo de Michel Temer, referindo-se a ele como “repressor”.

O que era para ser uma homenagem à sua obra foi transformado pelo próprio escritor em um pequeno e contundente ato de protesto. Com isso, despertou reações acaloradas não só do público presente, mas sobretudo do ministro da Cultura Roberto Freire, presente no ato ao lado do embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, e de Helena Severo, presidente da Fundação Biblioteca Nacional.

Apesar de breve o discurso de Nassar foi forte e retumbante com um trovão numa noite tempestuosa.

Para conferir o discurso veja o vídeo abaixo.



A última pessoa a receber o prêmio foi a portuguesa Hélia Correia, que recomendo plenamente a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

: PARCEIROS :

Grupo Editorial Autêntica

Editora Novo Conceito

Seguidores