Teorias Literárias: Tyrion Lannister


Tyrion é sem dúvida o personagem favorita da maior parte dos fãs de As Crônicas de Gelo e Fogo, talvez pela sua atitude tão diferente dos restantes membros da sua família. E isso talvez seja porque ele não é 100% Lannister, mas meio Targaryen.

Isso mesmo pessoal, Tyrion Lannister pode ser na verdade Tyrion Targaryen, e pistas para fundamentar isso não faltam, Martin coloca indícios bem sutis nos seus livros,mas considerando que os primeiros livros foram lançados a mais de dez anos e os últimos livros trazem mais pistas que fundamentam essa teoria. 

Vejamos algumas delas dentro da narração dos diálogo que nos levam a esta surpreendente conclusão.

Em primeiro lugar devemos notar que o sangue influencia e muito na aparência dos personagens e na distinção de suas famílias, todos os Targaryen são descritos como tendo cabelo branco quase prateado, enquanto os Lannister o possuem louro quase como ouro vivo. Tyrion por sua vez tem-no quase branco. Há também o facto de que Tyrion tem um olho verde e outro escuro que é quase negro (talvez resvalando para o púrpura, a cor dos olhos dos Targaryen).

Segundo. É do nosso conhecimento que Tywin Lannister foi a Mão do Rei Aerys Targaryen, e que este estava interessado em Joanna Lannister, esposa de Tywin. Portanto, seria provável que Aerys e Joanna tivessem tido um relacionamento mais íntimo ainda que não consensual por parte de Joanna.

Terceiro. O rei Louco já havia tentado violentar a mulher de Tywin em sua noite de nupcias, é provável que longe dos olhares de Tywin quando ele estava enfrentado a rebelião de Robert tenha tido algum exito.

Tywin deve ter descoberto sobre isso quando voltou para a corte e se sentido mais motivado a trair o Rei Aerys.

Tyrion nasce e ai todos já sabemos que Tywin odeia Tyrion por Joanna ter morrido ao dar à luz, isso poderá ser uma evidência que tornaria a teoria mais plausível. Mas pode ser mais que isso, ele poderia ter matado Tyrion ainda bebe mas não conseguiu. Motivos não faltam, pode ser por saber que ele é parte de sua amada Joanna, a única mulher que já o faz sorrir. Pelo fato de que se revelasse a identidade de Tyrion ele seria morto já que Robert deixou claro que ninguém com sangue dos Targaryen pode viver e um dos motivos que me parecem bem estilo Lannister, se os planos de colocar algum Lannister puro sangue no poder fracassasse ele poderia usar Tyrion como legitimo herdeiro.

Agora vamos observar alguns por menores mais concretos.

Tyrion sempre foi fascinado por livros e historias de Dragões, bem mais do que o normal para alguém que não é um Targaryen.

Em muitas passagens quando se falam de dragões é dito que: "Até mesmo um pequeno homem pode se tornar grande nas costas de um dragão". Olha aí as sutilezas do Martin de novo.
Além disso, lembram-se do que Tywin disse ao filho em A Fúria dos Reis? “As leis dos homens dão-te o direito de usares o meu nome e exibires as minhas cores, uma vez que não posso provar que não és meu filho”. Muito suspeito.

Para encerrar, o próprio Tywin antes de morrer diz: “Você não é filho meu.”.

O que vocês acha dessa teoria? Deixe sua opinião nos comentários.

Até a próxima e boa leitura!

9 comentários:

  1. Teoria interessante, mas acho pouco provável, porem adoraria ver Tyrion em cima de um dragão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Anderson.
      Bem meu caro, esses são só alguns dos pontos-chave da teoria. Mas só o Martin nos dirá não é mesmo? rsrsrs

      Excluir
  2. Respostas
    1. Hahaha Laira é só uma teoria rsrs mas que se for verdade hehe... Já imaginou o Tyrion montando um dragão e voltando pra casa? Seria uma chegada e tanto rsrs

      Excluir
  3. Essa teoria faz muito sentido até pra mim, que estou no início da saga. Tyrion é muito diferente dos irmãos, não por ser anão e ser o rejeitado e portanto o mais "rebelde" deles, mas por que ele realmente tem um pensamento diferente sobre tudo, gosta de ler e ouvir sobre os dragões e acredita fielmente que pode fazer o que quiser mesmo estando na condição em que está e além disso ter honra. Isso mostra um pequeno indício do lema da Casa Targaryen (Fogo e Sangue)... pelo menos faz algum sentido pra mim, e eu realmente gostaria que, de fato ele fosse Tyrion Targaryen ou tivesse desejo de ser, acho que seria fascinante, por que sim, ele é um dos meus personagens favoritos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa legal de uma saga inacabada é a possibilidade que os leitores tem de de elaborarem explicações e teorias para elas. Adorei seus comentários Azuly, seja sempre bem-vinda por aqui para deixar sua opinião. ;-)

      Excluir

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

INSTAGRAM FEED

@soratemplates