Leitura nota 1000!

Não é de agora que sabemos que o hábito de ler traz grandes benefícios emocionais e intelectuais aos que praticam, sobretudo para os que praticam constantemente que é o caso de leitores resenhista ou que acompanham sagas literárias, e uma das melhores constatações foi apresentada essa semana. Que maneira melhor de evidenciar isso que com os alunos nota mil em redação do colossal Enem?

Taine Cechin, 17. Uma das 250 pessoal a tirarem a nota máxima na redação do Enem 2014.
Olhem bem os livros ao fundo, você acham que a nota veio por acaso?

Em entrevistas com os alunos que obtiveram grande destaque no Exame do ano passado, dos quais é importante apontar que dos mais de 6 milhões de candidatos apenas 250 obtiveram a nota máxima na redação, o que estatisticamente pode ser expresso em 1 a cada 25 mil candidatos. Ficou claro que para se produzir um texto "impecável" os candidatos apontaram não somente horas de estudo, mas horas de leituras. O que é muitas vezes confundido em salas de aulas Brasil a fora.

Infelizmente isso também é uma péssima notícia, é a comprovação de o porque a média nacional na prova de redação ter caído 10%. Os professores de literatura estão praticamente extintos e os poucos que tem ainda estão presos aos paradidáticos, não que eu não goste de nosso escritores, ao contrário, me alegro em estar dentro de uma cultura literária vasta e diversificada como a nossa. Mas não posso deixar de criticar apoiado nos dados do Enem 2014 que a forma como a leitura é incentivada nesse país está muito ultrapassada, não se fala em tendências literárias nas salas de aulas, não se vê professores querendo discutir com os alunos a crítica social pro trás de Jogos Vorazes, ou existencialismo feminino e a busca ao prazer e a companhia dentro do texto de 50 Tons de Cinza.

Qualquer um que tenha atingindo nota superior a 800 na redação, se for averiguado, será na certo um leitor fã de grandes sagas como O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Gelo e Fogo, Harry Potter, Assassins'S Creed, entre tantos outras. A leitura não deve ser cobrada, ela precisa ser incentivada!

Para encerrar esse post deixo como sugestão a leitura de outras postagem que mostra melhor os benefícios de habito de ler. O link abaixo não se limita apenas a filosofia, mas a leitura em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

INSTAGRAM FEED

@soratemplates