Papos sobre literatura, séries, cinema e mais.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Hora de Marx

Nesses tempos de capitalismo selvagem, uma boa dose de conceitos e teoria marxista é sempre ben-vinda. Para começar que tal assistirmos a um breve documentário.


Karl Marx foi um dos mais poderosos e influentes teoricos da história, suas contribuições nos campos da filosofia, sociologia e economia ecoam em grandes debates por universidades do mundo todo.


De La Servitude Moderne.

O objetivo principal deste filme é de por em dia a condição do escravo moderno dentro do sistema totalitário mercante e de evidenciar as formas de mistificação que ocultam esta condição subserviente.  Alguns esperarão encontrar aqui soluções ou respostas feitas, tipo um pequeno manual de "como fazer uma revolução?" Esse não é o propósito deste filme. Melhor dizendo, trata-se mais exatamente de uma crítica da sociedade que devemos combater.  Não precisamos de um guru que venha explicar à nós como devemos agir: a liberdade de ação deve ser nossa característica principal. Aqueles que desejam permanecer escravos estão esperando o messias ou a obra que bastando seguir-la ao pé da letra, libertam-se.


O texto e o filme são isentos de direitos autorais, podem ser recuperados, divulgados, e projetados sem nenhuma restrição. Inclusive são totalmente gratuitos, ou seja, não devem de nenhuma maneira ser comercializados. Pois seria incoerente propor uma crítica sobre a onipresença das mercadorias com outra mercadoria. A luta contra a propriedade privada, intelectual ou outra, é nosso golpe fatal contra a dominação presente.  Este filme é difundido fora de todo circuito legal ou comercial, ele depende da boa vontade daqueles que asseguram sua difusão da maneira mais ampla possível. Ele não é nossa propriedade, ele pertence àqueles que queiram apropriar-se para que seja jogado na fogueira de nossa luta.  Jean-François Brient e Victor León Fuentes.


Dica: Pocure fazer download da HQ Filósofos em Ação, leia a edição contemplada com o pensamento de Karl Marx, vale a pena você verá e ainda dará boas risadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

: PARCEIROS :

Grupo Editorial Autêntica

Editora Novo Conceito

Seguidores