Os mais famosos professores da literatura

Aproveitando o ensejo (e a total falta de sono) resolvi aproveitar este momento para listar aqui os 10 mais famosos professores da literatura, passando por vários estilos, gêneros e épocas literárias. Vejamos aqui...


1. Robert Langdon


Professor de iconografia religiosa e simbologia da Universidade de Harvard ocasionalmente acaba entrando em tramas e conspirações para lá de perigosas, mexendo com sociedades secretas, símbolos misteriosos, enigmas desafiantes e aventuras frenéticas de tirar o fôlego dos leitores.

2. James Moriarty

Essa lista é dos melhores, isso não quer dizer que sejam os "bonzinhos". Certamente um dos mais famosos e misteriosos personagens da literatura, muita pouca coisa sabe-se sobre ele além de ser um gênio do crime muito perigoso com talentos matemáticos, físicos, astronômicos, lógicos e diplomáticos, é maior inimigo de Sherlock Holmes, à quem descreve como o " Napoleão do crime".

3. Humbert Humbert

Tudo bem que talvez muitos professores possam não gostar de sua inclusão na lista, mas o fato é que o professor de poesia francesa no romance Lolita é um dos personagens mais polêmicos da literatura, e certamente um dos professores mais lembrados no mundo dos livros, que não teria como deixá-lo de fora desta seleção. Além disso a formação psicológica do personagem é útil para abordarmos situações delicadas mas ainda contemporâneas como a sexualidade.


4. Sabino Von Fígaro

Na série fantasia de Dragões de Éter (que recomendo demais a leitura) o excêntrico cavalheiro e professor de História Real do Saber, além de ser metido a detetive parece ter um parafuso a mais.

5. Alvo Dumbledore

Claro que não poderia faltar um cara desse calibre. Eis aí muito provavelmente o professor e diretor de escola que toda a geração de fãs de Harry Potter gostaria de ter. Foi professor de Transfiguração e mais tarde Diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, alias, o melhor diretor que ela já teve. (ah, e aqui Dumbledore representa os demais professores da série! De todos Snape e Lupin são meus favoritos).

6. Otto Lidenbrock

Professor de mineralogia possui vasto conhecimento, o suficiente para jogá-lo numa viagem fantástica ao centro da terra. Rigoroso e dedicado, é um dos grandes personagens que encarnam o papel do professor durão, mas que tem muito a ensinar aos seus pupilos.

7. Lucy Snowe

Professora criada por Charlotte Brontë dá aulas numa escola privada para meninas, onde conhece e se apaixona por um médico.

8. Srta. Honey

Uma professora simpática e engajada capaz de reconhecer os talentos de seus alunos, como no caso de Matilda, uma criança certamente diferente das outras.

9. Professor Josué

Poeta, e sem grandes recursos, o professor no romance Gabriela Cravo e Canela de certa forma representou a dificuldade da educação àquela época servindo como fonte para discussão e crítica social de sua época.

X. Charles Xavier

O fundador, diretor e professor do Instituto Para Superdotados é um dos personagens mais famosos dos quadrinhos e também consta com um personagem literário. Dotado de podere telepáticos e de um forte senso moral, acredita que humanos e mutantes podem se dar bem juntos.




E então? O que acharam desta lista, gostaram? Tem algum outro mestre que você gostaria de adicionar nessa lista? Deixe seu comentário e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

INSTAGRAM FEED

@soratemplates