Papos sobre literatura, séries, cinema e mais.

domingo, 10 de maio de 2015

10 Ficções Científicas indispensáveis em sua estante

O gênero fantasia está em alta no mundo literário, mesmo assim outro gênero igualmente fantástico e deslumbrante continua firme nas pratilheiras, por isso hoje vamos entender um pouco mais esta vereda e apontar as 10 obras de ficção cientifica mais aclamadas de todos os tempos, títulos indispensáveis para sua estante.

Ficção científica é uma forma de ficção desenvolvida no século XIX, que lida principalmente com o impacto da ciência, tanto verdadeira como imaginada, sobre a sociedade ou os indivíduos. O termo é usado, de forma mais geral, para definir qualquer fantasia literária que inclua o fator ciência como componente essencial, e num sentido ainda mais geral, para referenciar qualquer tipo de fantasia literária. Em inglês o termo ficção científica é às vezes abreviado para sci-fi ou SF. Em português, é abreviado para FC.

Este tipo de literatura pode consistir numa cuidadosa e bem informada extrapolação sobre fatos e princípios científicos, ou abranger áreas profundamente rebuscadas, que contrariam definitivamente esses factos e princípios. Em qualquer dos casos, o ser de forma plausível baseado na ciência é um requisito indispensável, e assim obras precursoras deste gênero literário, como o romance gótico de Mary Wollstonecraft Shelley, Frankenstein ou o Prometeu Moderno (1818), ou a obra de Robert Louis Stevenson, O Médico e o Monstro (1886) são considerados ficção científica, enquanto que Drácula, de Bram Stoker (1897), não é.

Há, evidentemente, muitos tipos de ficção científica. Os dois principais tipos são a ficção científica soft como por exemplo as séries televisivas Star Trek (Jornada nas Estrelas), Battlestar Galactica e Doctor Who, e também a ficção científica hard como por exemplo os filmes 2001: Uma Odisséia no Espaço, Blade Runner e Solaris. Há também alguns filmes que se utilizam de temas recorrentes na ficção científica embora tenham mais características do gênero fantasia, como por exemplo a série de filmes Star Wars.

Esses são os títulos mais lidos e comentados dos gênero no Brasil e no mundo.

1. A Máquina do Tempo, de H. G. Wells


O meu favorito, um clássico. Sem dúvida o mais adaptado para cinema, TV e teatro até hoje. Uma história incrível de um cientista que inventa uma máquina capaz de viajar pelo espaço tempo, ao ousar ver o que o futuro reserva para a humanidade descobre que o futuro não é mais promessa de esperança. Wells é um dos patronos no gênero e um dos pioneiros também.

2. Série Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams


É a mais longa série do gênero em poucas palavras podemos descrevê-la com incrível, genial, engraçada, fantástica, sarcástica, idiota, real, fantasiosa, sem sentido, estúpida, e espetacular!

3. Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley


Ano 634 D.F. (depois de Ford). O Estado científico totalitário zela por todos. Nascidos de proveta, os seres humanos (precondicionados) têm comportamentos (preestabelecidos) e ocupam lugares (predeterminados) na sociedade - os alfa no topo da pirâmide, os ípsilons na base. A droga soma é universalmente distribuída em doses convenientes para os usuários. Família, monogamia, privacidade e pensamento criativo constituem crime. Os conceitos de 'pai' e 'mãe' são meramente históricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados são proibidos e considerados anormais. A promiscuidade é moralmente obrigatória e a higiene, um valor supremo. Não existe paixão nem religião. Mas Bernard Marx tem uma infelicidade doentia - acalentando um desejo não natural por solidão, não vendo mais graça nos prazeres infinitos da promiscuidade compulsória, Bernard quer se libertar. Uma visita a um dos poucos remanescentes da Reserva Selvagem, onde a vida antiga, imperfeita, subsiste, pode ser um caminho para curá-lo.

4. 20.000 Léguas Submarinas, de Júlio Verne


Outro clássico, esteve livro é muito indicado se você quer incentivar a leitura em alguém na faixa infanto-juvenil. Verne é o patrono do gênero, só ele tem mais a mais vasta publicação nesse assunto, títulos como Viagem ao Centro da Terra, Viagem à Lua entre outros. Em 20.000 Léguas Submarinas navegue abordo de um colossal submarino e na companhia do mais estranho e solitário capitão dos sete mares. Uma viagem cheia de surpresas e aventuras.

5. 1984, de George Orwell


Uma das obras mais celebres e clamadas pela escrita, a trama, a ficção que virou realidade, 1984. Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O'Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que "só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade: só o poder pelo poder, o poder absoluto".

6. Contato, de Carl Sagan


Carl Sagan é uma das personalidade mais respeitadas e conhecidas no campo científico de sua época, em seu livro Contato, o que está em jogo é o mundo tal como o conhecemos. Como quem faz uma aposta, Sagan nos convida a uma viagem assustadoramente fascinante pelo buraco negro que é a inteligência humana. Contato com extraterrestres não é sinônimo de homenzinhos verdes desembarcando de um disco voador. É muito mais: sinais captados num radiotelescópio podem conter mensagens capazes de nos fazer repensar toda a nossa concepção da vida e do Universo. Esse é o ponto de partida de Carl Sagan, que, aliando as tensões da melhor literatura ao conhecimento científico mais avançado, compõe um romance que pode provocar em nós todas as reações - menos a indiferença.

7. Operação Cavalo de Tróia, de J.J Benítez


É a segunda saga literária desta lista, e de longe uma das tramas mais misteriosas e conspiratórias dentro da literatura, alguns fatos são tão verossímeis que se discute o que é verdade e o que seria mentira dentro da história. Em resumo, Operação Cavalo de Tróia é uma coletânea de dossiês divulgados em oito livros do autor J. J. Benítez, que narra uma missão da Força Aérea dos Estados Unidos na qual um módulo chamado “berço” é levado ao ‘passado’ com o propósito de comprovar a existência de Jesus Cristo. A missão é chamada de Operação Cavalo de Tróia, e como de costume das forças militares Norte Americanas, não são revelados grandes detalhes dos métodos de física utilizados para a ‘reversão’, nada além de “novos conceitos da física quântica vindos da Europa”. Conceitos obviamente, sigilosos também. Uma ótima pedida e indicação para fãs de Dan Brown.

8. Série da Fundação, de Isaac Asimov


Fundação - O Império Galático possui 12 mil anos. E possui pujança, grandeza e estabilidade. Ao menos em sua fachada. Mas ele está em pleno declínio, lento e gradual. E, no final, culminará com uma regressão violenta da sociedade e a conseqüente destruição do conhecimento. Preocupados com isso, um grupo de cientistas traça um plano pela preservação do conhecimento adquirido. Este livro foi o grande vencedor do Prêmio Hugo, como a melhor série de FC de todos os tempos! E realmente merece todas as honras, altamente recomendo esta obras, um livro sem contra indicações.

9. 2001, uma Odisséia no Espaço, de Arthur C. Clarck


No alvorecer da humanidade, a fome e os predadores já ameaçavam de extinção a incipiente espécie humana. Até que a chegada de um objeto impossível, além da compreensão das mentes limitadas do homem pré-histórico, prenunciasse o caminho da evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um enigmático monólito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente. Do passado distante ao ano de 2001, da África a Júpiter, dos homens-macacos à inteligência artificial HAL 9000, penetre a visão de um futuro que poderia ter sido, uma sofisticada alegoria sobre a história do mundo idealizada pela mente brilhante de Arthur C. Clarke e imortalizada nas telas do cinema por Stanley Kubrick.

10. Duna, de Frank Herbert


A vida do jovem Paul Atreides está prestes a mudar radicalmente. Após a visita de uma mulher misteriosa, ele é obrigado a deixar seu planeta natal para sobreviver ao ambiente árido e severo de Arrakis, o 'Planeta Deserto'. Envolvido numa intrincada teia política e religiosa, Paul divide-se entre as obrigações de herdeiro e seu treinamento nas doutrinas secretas de uma antiga irmandade, que vê nele a esperança de realização de um plano urdido há séculos. Ecos de profecias ancestrais também o cercam entre os nativos de Arrakis. Seria ele o eleito que tornaria viáveis seus sonhos e planos ocultos?

Que livro de ficção científica você recomenda? Qual foi a leitura (nesse gênero) que mais te marcou? Deixe sua resposta nos comentários - ela poderá ser usada em uma matéria ou postagem aqui no blog.

3 comentários:

  1. Adorei!! E o Guia do mochileiro das galáxias é uma improbabilidade infinita de tão legal ahahaha. a vida, o universo e tudo mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa lista só faltam três para ler, e os que li até agora são um melhor que o outro. Recomendo
      P.S. Não entre em pânico!

      Excluir
  2. Não li nenhum da lista, anotando tudo já hahahaha, muito bom seu post!

    ResponderExcluir

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

: PARCEIROS :

Grupo Editorial Autêntica

Editora Novo Conceito

Seguidores