10 Tipos de Spoiler

ALERTA DE SPOILER, ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS!



É assim que muitas postagens que encontramos na internet deveriam cmeçar. Mas afinal, o que é um spoiler? Vamos esclarecer os conceitos, tipos e definições. Spoiler é quando algum site ou alguém revela fatos a respeito do conteúdo de determinado livro, filme, série ou jogo. O termo vem do inglês, mais precisamente está relacionado ao verbo “To Spoil”, que significa estragar. Numa tradução livre, spoiler faz referência ao famoso termo “estraga-prazeres”.

Vamos listar rapidamente os 10 principais tipos de spoiler.

1. O Spoiler do Spoiler

Leitor 1 encontra uma frase de um livro que ele nunca leu: Que frase mais linda! Leitor 2 já leu o livro e, exaltado, diz: Ai meu Deus! Não leia essa frase! É spoiler!!! Leitor 1: O quê? É spoiler?

O que antes os olhos do Leitor 1 viam como apenas uma frase linda e inocente, se transformou num turbilhão de pensamentos e agora sua mente batalha árdua e involuntariamente para descobrir onde é que essa frase se encaixa na história daquele livro! Obrigada pelo spoiler do spoiler!

2. Spoler "Bem Intencionado"

Que coisa maravilhosa encontrar alguém que gosta do mesmos livros que você, não é mesmo? Então você encontra uma pessoa que - ah! olha que coisa! - já leu o livro que você está lendo!!! Papo vai, papo vem, o assunto acaba. Desconfortável com o silêncio, a outra pessoa tem a brilhante ideia de dar continuidade ao assunto e é aí que ela manda um:

      "Não é o massa quando ele explode tudo e mata a coisa?"

Só que você ainda não chegou nessa parte. Amigo, faz um favor, vai conversar com aquela plantinha ali, que ela ta muito calada.

3. Spoiler Cultural

Sabe como todos vocês já sabiam que Darth Vader era o pai do Luke antes mesmo de assistirem Star Wars? Isso é o que eu chamo de “Spoiler Cultural”, faz parte da cultura pop e não temos como viver no mundo atual sem receber este tipo de informação no nosso dia a dia. Os spoilers culturais estão inseridos no nosso cotidiano mais em formas de referências, piadas, etc. Muitas vezes eles já foram tão utilizados que acabam se tornando clichês e já nem sabemos mais qual sua origem. Infelizmente, boa parte das vezes, já somos doutrinados com este tipo de informação desde crianças e é quase impossível escapar disso. Boa sorte pra você que ainda não assistiu O Sexto Sentido ou Planeta dos Macacos.


4. Spoiler Sem Noção

É quando a pessoa  lê o livro e acha que todo mundo também já leu. Então ela não consegue se controlar e para expressar toda a sua revolta com aquele final trágico, o que ela faz? Vai la na rede social, de preferência em uma comunidade literária pra ficar mais emocionante, e diz: 

     Cara!!! Eu não acredito que o fulano morre no final!


5. Spoiler Espião

Primo do spoiler espião ou spyder, é aquele que não te diz nada ao mesmo tempo que te diz tudo. É ele que te faz sentir ainda mais vontade de ler um livro, mas não porque o livro é bom e sim porque você tem medo de que venham mais spoilers. Terríveis spoilers explícitos. E pode acreditar, eles virão!  Exemplo:

      "Eu fiquei triste no final desse livro. Chorei muito." (silêncio)

Colega, se você chorou muito no final do livro: alguém morreu, o casal principal não ficou junto ou houve algum outro tipo de separação (por morte ou não). Convenhamos que não existe outro motivo para se chorar - de tristeza - no final de um livro. Com essa informação, basta você ter uma noção da sinopse e pronto, todas as suas esperanças de um "felizes para sempre" foram por água abaixo em apenas uma frase.

6. Soiler Literário

O mais cruel de todos os spoiler. Entenda, cada pessoa lê em seu ritmo e esse é o maior fator que distingue esse spoiler de todos os outros. Um episódio de Homeland demora exatos 45 minutos para ser assistido, já um livro pode chegar a demorar meses para uma pessoa e apenas dias para outra. Até aí tudo bem, é uma questão pessoal e, como em todo tipo de spoiler, é só tomar cuidado, entretanto existe uma grande contradição neste tópico e vamos usar aqui um exemplo bem atual para definir melhor o Spoiler Literário. Acredito que boa parte das pessoas ao menos já ouviu falar do seriado Game of Thrones, certo? Se destacando de muitos filmes e seriados baseados em livros, as Crônicas de Gelo e Fogo (série de livros escrita por George R.R. Martin de onde o seriado foi baseado) ficou extremamente popular, era normal ver 3 pessoas lendo um dos livros no metrô. Obviamente a explosão de popularidade dos livros veio devido ao magnífico seriado da HBO (levando em conta que o primeiro livro foi publicado em 1996), mas, apesar de imensa popularização dos livros, ainda existe muita gente que apenas acompanha o seriado e estes estão se tornando levemente paranoicos com spoilers vindos dos leitores que, ou esquecem que nem todos chegaram a ler os livros, ou fazem questão de agredir os espectadores do seriado com informações dos livros, afirmando que “quem não lê o livro é preguiçoso”. É um tipo de spoiler perigoso e controverso, eu mesma sofri com eles pela primeira vez durante a saga Harry Potter. Após tomar um spoiler bem dado na cara (quem conseguiu assistir Harry Potter e o Enigma do Príncipe completamente intocado por spoilers está de parabéns, você é especial!) o medo de tomar outro era tanto que juntei minhas economias e investi no último livro lançado até então.

7. Spoiler Killer Atack

Como o próprio nome já diz, esse tipo de spoiler mata finais surpreendentes. A pessoa aparece, te vê lendo e te fala o final. É assim, na lata mesmo. Porque maldade e piedade não combinam. Pessoas assim merecem uma Maldição Imperdoável!



8. Falso Spoiler

Sim, eles existem! Spoiler fake ou spoiler falso é quando a pessoa resolve te contar um fato que simplesmente não consta no livro. Uma coisinha que ela mesma criou em sua mente fértil e resolveu disseminar pelo mundo literário.  Também pode acontecer quando a pessoa lê o livro, não entende nada do que leu e ainda sai espalhando falsos acontecimentos por aí.

Porra mah, o Aragorn morre e aqueles dois inuteis ficam lá só vendo as flechadas. (Obs: a anta confundiu Boromir com Aragorn ¬¬')

9. Spoiler de Validade Vencida

Até quando podemos dizer que uma informação é spoiler? Este é um assunto para debate e posso dizer que ainda não consegui uma resposta satisfatória. Contar o fim de um filme que acaba de sair no cinema é, com toda certeza do mundo, spoiler (e falta de caráter), mas e se este filme já tem 10 anos ou mais? É um assunto delicado e complicado, mas vou contar um exemplo que aconteceu comigo faz um tempo. LOST, uma das primeiras séries a virar fenômeno na internet e fora dela, com seus enigmas e mistérios, era uma fonte infinita de debates e spoilers. Eu costumava assistir os episódios semanalmente com meu pai e meu irmão, mas, bem perto do final do seriado, por um motivo ou outro, acabamos não conseguindo nos reunis para assistir e prometemos assistir o final da série apenas quando estivéssemos juntos. O tempo passou, conseguimos evitar os primeiros meses de spoilers, que são sempre os mais difíceis (devo dizer que como na época não tinha facebook a coisa foi bem mais fácil do que seria hoje em dia), mas com esses meses passados, acabamos meio que perdendo o interesse pelo assunto e os dias foram caminhando, novos seriados chegando, e quando vimos havia se passado 5 anos. Pois é, chega a ser meio vergonhoso dizer, mas foram 5 anos evitando qualquer spoiler dos últimos 6 episódios de LOST. Tudo ia perfeitamente bem até uma tenebrosa terça-feira quando, em uma conversa aleatória, alguém casualmente resume em 3 palavras o final de todo o seriado. O choque foi tanto que 2 horas depois já estava fazendo ligações para organizar uma maratona de LOST a fim de acabar logo com meu sofrimento. O negócio é: posso mesmo culpar essa pessoa pelo vasto dano emocional que causara em mim? Posso presumir automaticamente que todos já assistiram Matrix (1999) e sair comentando o final do filme? O assunto é controverso e delicado. Por um lado sinto que se você já tem mais de 17 anos e nunca assistiu O Poderoso Chefão (1972) a sociedade falhou com você, por outro lado, quero te pegar pelo colarinho e bater na sua cara com box da trilogia completa dos filmes!

10.  Spoiler Telefone Sem Fio

O original é assim:

      O gato de Mariazinha foi passear. Após correr pelos telhados da vizinhança, voltou para sua casa, pulou a janela e dormiu.   

Mas o que chega pra você é isso:

     O gato de Mariazinha fugiu, quebrou o telhado da vizinhança, matou três caras, encontrou uma garrafa mágica, foi embora num disco voador pela janela e sumiu.


E aquele spoiler misturado com espião, killer atack, sem noção e faker.


Você gosta de soltar spoiler por aí? Então Morra!


5 comentários:

  1. Meu Deus, já dei um spoiler espião sem querer kkkkkk.
    Confesso que depois de minha amiga ter passado mais de um mês lendo um livro soltei um falso spoiler, mas claro com a ajuda de mais dois amigos meus que estavam cansados com a demora dela kkkk

    ResponderExcluir
  2. Confesso que eu nem sabia o significado dessa palavra rs. Tinha a idéia do que era. Mas com essa explicação toda que você deu kkkkk fiquei com receio de comentar qualquer coisa. ..adorei!

    ResponderExcluir

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

INSTAGRAM FEED

@soratemplates