Como ler sem prejudicar a visão

Jornal, livro, revista... Nem bula de remédio escapa de quem é aficionado por leitura. No Dia do Leitor, comemorado nesta quarta-feira, especialistas ouvidos pelo EXTRA dão dicas para que o hábito seja totalmente saudável e não prejudique a visão. Uma delas é o cuidado ao se dedicar a um texto que exige longa permanência frente a dispositivos eletrônicos, como tablets e computadores.

Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, ler de maneira inadequada não causa doenças, como muitos pensam. Entretanto, costumes ruins provocam a fadiga ocular, que pode ocasionar dores de cabeça, sensação de areia nos olhos e ressecamento — problema gerado pela diminuição da frequência das piscadas.


— Ao ler, a pessoa tem que se sentir o mais confortável possível. Caso contrário, terá queda de rendimento na leitura, mas não desenvolverá uma doença na visão — esclarece o oftalmologista.
Para quem usa óculos, mas consegue fazer leituras sem o acessório, Leôncio Queiroz Neto recomenda não deixá-los de lado neste momento, para não forçar demais a visão sem perceber.
De acordo com o neurologista Paulo Henrique Bertolucci, diretor do Núcleo de Envelhecimento Cerebral da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o hábito da leitura aumenta as conexões entre os neurônios:

— Além disso, ele amplia a visão de mundo. Isso facilita estabelecer relações entre coisas, o que é muito importante do ponto de vista cognitivo.

‘A leitura consegue adiar o Alzheimer’

Bertolucci explica que o efeito biológico do hábito da leitura é aumentar a densidade de sinapses (comunicação entre os neurônios), o que cria uma “poupança cerebral”.

— O principal fator de risco para o mal de Alzheimer é a inatividade intelectual. Trata-se de uma doença que começa pela perda de sinapses e que, no nível crítico, tem as falhas de memória como sintoma. Se a pessoa tem mais sinapses e desenvolve Alzheimer, ela vai ter que perder mais dessas conexões para começar a ter esquecimentos. Em outras palavras, a leitura consegue adiar o problema — afirma.

Fonte: Extra Globo.com

Um comentário:

  1. Olá!
    Bom saber que além de adquirir conhecimento a leitura ainda retarda o Alzheimer!
    Leituras só traz coisas boas!

    ResponderExcluir

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

INSTAGRAM FEED

@soratemplates