Resenha - Os Contos de Beedle, J. K. Rowling


Esse livro é sem dúvidas muito interessante, tanto pelo seu conteúdo como pela forma como foi escrito. Essa obra de Rowling é uma pequena coleção de 5 contos de fadas do mundo da magia criada por ela. Como todo conto de fada cada conclusão traz uma lição de moral ou ensinamento ao leitor. Outra coisas bastante interessante no livro são as notas de rodapé feitas por dos bruxo mais proeminentes do mundo de Rowling: Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore (nome pequeno não).
Os contos de Beedle, o Bardo podem ser comparados ao famoso Camões (não o poeta, mas o malandro) que com sabedoria e humildade escava de situações ou aprontava peças e truques para enganar reis e príncipes para se dar bem. 

Em O Bruxo e o Caldeirão Saltitante.

Esse conto fala de um bruxo que ajudava as pessoas com um caldeirão magico que tinha vida própria, o bruxo porem tinha um filho que não gostava de ajudar as pessoas que não fossem bruxos também. O pai do rapaz morreu deixando para o filho o caldeirão, esse negava ajuda as pessoas que o recorriam agora que seu pai havia morrido, negando ajuda aos vizinhos o jovem bruxo passa a ser incomodado e perseguido pelo estranho objeto, sendo o tormento causado pelo caldeirão insuportável decidem então ajudar as pessoas e assim entender que os bons atos do pai era na verdade bençãos generosas e que ajudar ao próximo é bem melhor.

 - Me parece uma daquelas lições que se traduz como "a união faz a força" ou "um grão não enche o celeiro mais ajuda o companheiro". Pode-se notar nessa historia um critica a sociedade onde algumas pessoas poderiam aliviar o acabar com os problemas do bairro ou cidade se verdadeiramente se propusessem a isso.

Os outros contos são bem mais interessantes e mais elaborados. Em especial recomendo a leitura do 3º capítulo: O Coração Peludo do Mago.

Recomendo à todos,
Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

INSTAGRAM FEED

@soratemplates