O Segredo das Capas


Resolvi fazer esta postagem depois de ter colocado uma foto no instagram (@um_filosofo_na_web) que gerou muita curiosidade e perguntas por alguns seguidores. Querendo ou não todo leitor ao entrar numa livraria, biblioteca, sebo ou se deparar com uma estante de livros vai fuzilar as capas com um olhar de apaixonado, e sim, nem que seja só um pouco, vai julgar pela capa.

Embora hoje os desenhistas e ilustradores sejam mais criativos e ousados que no passado, onde era só o titulo e o nome do autor numa capa de cor única, agora existem segredos antes mesmo das orelhas. Nesta postagens vocês verão alguns exemplos do que está escondido à sua frente.

Depois de ler as aventuras de Robert Langdon você aprende que nem sempre vemos o que está a nossa frente, ou o que vemos também tem segredos.
De tempos em tempo as editoras relançam um livro com uma arte nova para a capa, o que é até legal embora eu deteste muito quando eles lançam usando o poster da adaptação do livro para o cinema. O que poucas pessoas sabem é que as vezes essas capas são na verdade uma imagem panorâmica ou puzzer disfarçado.

Como melhor exemplo vou pegar a imortal obra de J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis.
Geralmente nem as empresas virtuais reparam quem alguns produtos são fotografados de maneira errada.
Como disse, em minha postagem no instagram (@um_filosofo_na_web), poucos leitores sabem que as capas da edição dividida da editora Martins Fontes formam uma imagem panorâmica premeditoria da aventura de Frodo.

Quando postas alinhadas lado-a-lado temos mais que de apenas três livros, temos uma obra de arte cheia de simbologia.
Acima vocês podem ver um exemplo belíssimo do que muitos deixam escapar. Nem todo mundo imagina porém que estas capas, mais do que uma mera ilustração do universo de Tolkien, são uma referencia icônica a religião do autor. J. R. R. Tolkien era um homem altamente religioso, e como católico usou as descrições religiosas do Paraíso, do Purgatório e do Inferno para se inspirar em alguns lugares da Terra Média. Observe atentamente para as imagens e veja se não consegue ver agora as distintas relações que o artista fez. Palmas pra ele!

Ante de sair correndo pra sua estante ver se você tem alguma coleção ou série com esse atrativo fique ligado que é preciso pelo menos 3 livros par isso, logo histórias com apenas 2 volumes dificilmente tenham essa peculiaridade, e que quantos mais livros tem a série melhor. Vejamos aqui mais alguns exemplos.

The Lying Game traz um puzzer das gêmeas, de maneira tosca sem inovação.
Até onde encontrei os livros da série Harry Potter tem pelo menos cinco puzzers diferentes em vários idiomas.
Nem adianta se animar, esse puzzer é apenas da versão lançada em inglês. As novas capas são lindas, mas só isso.
A lateral de uma edição de Percy Jackson tem um puzzer interessante quem mostra uma certa tensão entre Zeus e Poseidon.
Para os fãs de Percy Jackson esta edição tem previsão de chegar ao Brasil com uma arte ainda mais irada, vamos aguardar,
Uma das minhas séries preferidas As Crônicas Saxonicas de Bernard Cornwell forma uma bela e realista imagem.
Os livros da série Feios trazem uma imagem tão tosca, futurista e psicodelica quanto a própria série.
Para os leitores que assim como eu leem muito mais do que apenas livros mas HQs e Mangás também...

Isso mesmo meus amigo, uma nova versão da história. Pelo menos dizem que esta versão a gente consegue engolir, mas eu duvido.
Sem previsão para ser lançado no Brasil, esta é uma das mais belas combinações em capa de HQs que já vi.
A DC Comics lançou edições de alguns de seus super-heróis com capa puzzer. Mas cá entre nós, tinha que ser logo o Lanterna?
A Marvel evidentemente não ficaria sem uma também. E concordemos, a da Marvel está muuuuuuuuuito melhor





















A industria japonesa também engatou na manina e olha o resultado final que a JBC deu para o mangá Nura.


Bem meus caros leitores este foi mais um post de curiosidades do mundo literários. Espero que tenham gostado e curtido. Deixem opiniões, críticas e sugestões nos comentários. Valeu!

Boa leitura!

4 comentários:

  1. Oi, Ronnison! Td bem?
    Que post bacana! Preciso dizer q adorei? rs
    Fazendo um complemento, as novas capas dos livros do Percy Jackson foram lançadas tem algum tempo e fazem o mesmo efeito dessas fotos q vc colocou.
    Parabens pelo post.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose, tudo ótimo. Desculpa a demora rsrs
      Como você está? O que está endo? ^^
      Obrigado pelo comentário e a atualização, vlw ;-)
      Bjs

      Excluir
  2. Ah Meu Deus, esse foi um dos post mais curioso e interessante que já li. Simplesmente amei! Esses detalhes me deixam cada vez mais feliz por amar os livros.

    Parabéns pelo blog.

    Beijos
    Dani Cruz
    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani, obrigado pela visita seja bem-vinda
      Fico feliz que tenha gostado, estou sempre postando curiosidades literárias e resenhas, fique a vontade para deixar dicas,críticas e sugestões tbm. vlw

      Excluir

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

INSTAGRAM FEED

@soratemplates