10 Cursos Curiosos em Universidades Estrageiras


Algumas instituições de ensino oferecem cursos de graduação sobre Star Wars, Simpsons e Harry Potter. Veja os 10 cursos curiosos de universidades estrangeiras. A ideia é desenvolver cursos criativos para atrair novos estudantes para seus cursos de graduação.

Algumas universidades estrangeiras, principalmente as norte-americanas, têm criado disciplinas criativas com o objetivo de atrair novos estudantes para seus cursos de graduação. Esse é o caso do Centre College, no Estado do Kentucky, que tem aulas de mitologia e ficção científica, baseadas em filmes e livros como Star Wars, O Senhor dos Anéis e Matrix.



Na universidade de Berkeley, na Califórnia, o curso Simpsons e a Filosofia chama a atenção dos estudantes há uma década. Enquanto isso, conhecidas pelo alto teor de reflexão e ironia em relação ao mundo moderno, as tirinhas da série Calvin e Haroldo são o objeto de estudo de um curso na Escola de Artes e Ciências de Oberlin, nos Estados Unidos. Se você se interessou pelos cursos criativos, confira a seguir a lista com os 10 cursos curiosos das universidades estrangeiras:


1. "Simpsons e a Filosofia"

Fundada em 2003, pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, a disciplina tem atraído muitos alunos para entender a filosofia através da série animada que está há mais tempo no ar no horário nobre da TV americana. De acordo com a instituição, o que faz de "Os Simpsons" uma matéria-prima de qualidade para o debate filosófico é o humor inteligente, que contesta o senso-comum que as pessoas têm sobre elas mesmas e sobre o mundo.

2. "Calvin e Haroldo"

Conhecidas pelo alto teor de reflexão e ironia em relação ao mundo moderno, as tirinhas da série "Calvin e Haroldo" são o objeto de estudo de um curso na Escola de Artes e Ciências de Oberlin, nos Estados Unidos. A disciplina analisa a personalidade do cartunista Bill Watterson e todos os temas abordados nas tiras, publicadas entre 1985 e 1995, mas que continuam fazendo sucesso até hoje.

3."Explorando Buffy, a Caça-vampiros"

Desde 2010, essa é uma disciplina oferecida pela Portland State University. As aulas fazem parte de um programa em que os próprios alunos da instituição escolhem o tema e ministram as aulas. A série fez sucesso nos Estados Unidos e também no Brasil entre 1997 e 2003.

4. "Lego Robotics"

Um curso um pouco mais sério, mas não menos lúdico é oferecido na plataforma de cursos abertos do MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachussets. A ideia é usar as famosas peças de Lego como uma ferramenta divertida para explorar a robótica, os sistemas mecânicos, eletrônicos e de programação.

5. "A Ciência de Harry Potter"

É possível fabricar uma vassoura voadora? A genética pode explicar a existência de um cão com três cabeças? Essas são algumas das perguntas respondidas no curso "A Ciência de Harry Potter", ministrado na Frostburg State University, no Estado de Maryland. Porém, o idealizador do curso adverte que nem tudo é diversão e brincadeira nas aulas.

6. "A Física nas Histórias dos Super-heróis"



A proposta da Universidade da Califórnia Irvine, nos Estados Unidos, é ministrar um curso aberto que busca explicar a física por meio das histórias de super-heróis. As aulas preveem discussões sobre o que é boa e má ciência nas sagas de personagens como "Homem-Aranha", "Super-Homem" e "Mulher-Maravilha".

7. "The Walking Dead"

A Universidade de Baltimore resolveu entrar na onda dos zumbis, com a popularidade de filmes e seriados como "The Walking Dead". A ideia é estudar filmes, livros e quadrinhos relacionados aos seres comedores de cérebros.

8. "Religiões de Star Trek"

Para quem gosta da série Jornada nas Estrelas, o Muhlenberg College, no Estado da Pensilvânia tem uma opção especial. O foco do curso oferecido na instituição é o estudo das "Religiões de Star Trek", comparando as características das seitas alienígenas abordadas na série com as religiões do mundo atual.

9. "Sinta a Força: Como Treinar no Estilo Jedi"

Universidade de Belfast, na Irlanda do Norte, resolveu usar a psicologia do treinamento dos guerreiros jedi, da série Guerra nas Estrelas, para melhorar a capacidade de comunicação e desenvolvimento pessoal dos alunos. Intitulado "Sinta a Força: Como Treinar no Estilo Jedi", o curso promete ensinar "técnicas de psicologia da vida real por meio dos truques mentais dos jedi"

10. "Mitologia e Ficção Científica"


O Centre College, no Estado do Kentucky, oferece aulas de "mitologia e ficção científica", baseadas em filmes e livros como "Star Wars", "O Senhor dos Anéis" e "Matrix". Segundo os organizadores do curso, a ideia é mostrar que existem outras formas de se estudar mitologia, além das clássicas histórias da Grécia ou Roma Antiga.

Um comentário:

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

INSTAGRAM FEED

@soratemplates