Papos sobre literatura, séries, cinema e mais.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Olimpíada de Filosofia 2012



Olimpíada de Filosofia busca atrair estudantes para os temas da disciplina


A conquista da obrigatoriedade do ensino de Filosofia na educação básica – homologada em 2006 – lança luz sobre o desafio de como tornar gratificante e envolvente a aprendizagem da disciplina em sala de aula.
Para mobilizar o interesse dos alunos por temas, problemas ou mesmo pela historiografia filosófica, diversas atividades vêm sendo criadas Brasil afora. É neste contexto que ocorrerá, no segundo semestre de 2012, a Olimpíada de Filosofia, realizada anualmente em estados do sul e do sudeste do Brasil e em países vizinhos, como Argentina e Uruguai.
Sediada em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, a Olimpíada tem o objetivo de estimular entre os jovens o pensamento filosófico, incrementando a sua importância e destaque nas diretrizes estabelecidas pelo currículo escolar.


Edições


Instituído em 1995 pela Unesco no programa Filosofia e Democracia no Mundo, o movimento olímpico de Filosofia tem também edições internacionais, como as que ocorrem no continente europeu. Como aqui, as atividades são consideradas uma ação estratégica na difusão e estímulo da disciplina entre os jovens.  Há também uma versão latinoamericana do evento, este ano marcada para outubro, em Petrópolis (RJ).
Orientados a cada ano por um tema geral, os professores são convidados a desenvolver em sala atividades didáticas durante o período que antecede a apresentação no evento final. Para 2012, o tema será Qual o Custo Social do Progresso?.
As inscrições e informações detalhadas do cronograma podem ser obtidas no próprio site (http://www.olimpiadadefilosofia.org/regulamento.html) da Olimpíada. Lá os educadores também encontrarão um material de apoio específico em texto e em vídeos que introduzem os debates desta edição.
No site gaúcho – local em que o evento acontece pela quinta vez – há outras novidades, como o convite para a segunda edição infantil do evento. Voltada às crianças e prevista para o dia 20 de outubro, em Porto Alegre, o tema desta edição é O que significa crescer.


Proximidade


As atividades são desenvolvidas em duas etapas. Primeiro acontece nas escolas a pré-olimpíada, com as chamadas Comunidades de Investigação. A proposta consiste na realização de grupos de estudo e oficinas capazes de gerar diferentes produções, como textos, apresentações cênicas, poesias, desenhos, em trabalhos de caráter artístico-filosófico. Depois, no dia da Olimpíada, são apresentados e divulgados os resultados, em exposições e debates.




Fonte: http://www.onorte.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

: PARCEIROS :

Grupo Editorial Autêntica

Editora Novo Conceito

Seguidores