A Bienal do Livro do Ceará tá boa mesmo? É muita coisa junta de uma vez? Tem livro baratinho? Confira um raio-x completo da Bienal do Livro em Fortaleza (que já está quase se despedindo).
Como prometido, eis uma postagem completa sobre a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará. embarcando num ônibus do IFCE em Acaraú junto com o grupo literário Café com Letras que rendeu aos papos e muita descontração durante o trajeto pelo litoral oeste do Estado.
Entrando na Cidade Literária, vem comigo. |
Após quatro horas de viagem chegamos ao Centro de Eventos do Ceará, local onde acontece a Bienal. Fomos recebidos por uma equipe que controla e organiza a chegada dos ônibus no Centro. A grande estrutura de cerca de vinte metros de altura por trinta de cumprimento recebe os visitante antes de adentrarem no saguão principal.
Umas das portas de acesso entre Salão Pecém e Saguão de Entrada. |
O saguão é uma área aberta e livre para circulação onde se encontra terminais de impressa, apoio da bienal e a maravilhosa Praça do Cordel. Aqui você encontrará a maestria dos cordelistas, poetas, repentistas, trovadores e artesões. Figuras consagradas e anonimas da literatura cordelista de todo o Nordeste se encontram aqui encantando e entretendo os visitantes com sua arte. Não deixe de sair daqui sem levar um cordel de recordação.
Uma pessoa super simpática que conheci na bienal esse ano. |
Entrando no Salão do Pecém você deslumbra a Cidade Literária, composta por 1 planetário, 3 kiosk de artesanato, 5 pracinhas de alimentação, 6 praças de encontro, 7 grandes áreas de descanso (que você vai usar muito), 110 stands, 350 editoras e pilhas e pilhas de livros pra fazer você enlouquecer. A cada hora acontece alguma apresentação ou conferência em umas das Praças de Encontro espalhadas pelo Cidade Literária.
Exposição cultural da Nova Acrópole. Amei, sensacional. |
Pegando o rumo do andar superior se encontram as salas de conferência onde atrações do mais variados gostos e vertentes acontecem simultaneamente, só para ter uma vaga noção em apenas uma hora pude conferir um pouco de: batalha de robôs e apresentação de drones (sala da robótica), apresentação teatral sobre a linguagem do corpo, técnicas de desenho e ilustração para livros infantis, debate entre os universos da Marvel e da DC, apresentação de ventriloquismo, a maleta de Newt Scamander (ambientalização do filme do mundo de Harry Potter), sala de jogos de tabuleiros, mesas de RPGs, desfile de cosplayer, e como se não fosse o bastante ainda tem o lançamento de dezenas de livros onde você pode conversar um pouco com os autores e ganhar exemplares autografados.
O Obscuros era tão real que prendia a atenção da gente. |
Indo para o último andar os visitantes terão um leque de conferencias escolher assistir, tive a oportunidade de participar de uma das muitas com transmissão simultânea pela estações de rádio e TV da cidade além de canais online no YouTube e no Facebook. Fica difícil escolher qual atração acompanhar pela variedade de temas tão abrangentes.
Os únicos pontos negativos que encontrei nesse tour pela Bienal foi o III Salão do Professor, muito mal aproveitado e deixando a desejar quanto o atendimento e prestação de serviço. O que é realmente lastimável tendo em vista a importância que a profissão tem para formar novos leitores. Realmente deixou a desejar, que serva a crítica de lição para a próxima bienal ter o Salão do Professor mais em conta ao professor que apenas um pontinho na bienal pra fazer a média com o público."
Resumindo
É mais do que recomendado não perder a chance de visitar esse evento colossal e prestigiar os artistas e escritores convidados que recompensam os visitantes com talento, simplicidade e maestria. #VemPraBienalCE
Se você também foi a Bienal do Livro do Ceará esse ano deixe aqui seu comentário e compartilhe sua opinião, fique a vontade para deixar elogios, críticas e sugestões. Abraço e boa leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!