Cadê minha Bienal???

A Bienal Internacional do Livro no Ceará sofre destrato e fecha as páginas para 2016.

Já estamos chegando na metade do ano e até agora nenhum anuncio sobre as novidades para a Bienal do Livro em Fortaleza foi dado. Sem um pronunciamento oficial por parte de editoras, escritores, blogueiros, órgãos públicos e a própria SECULT, tudo leva a crer que esse ano não haverá bienal na terra de Alencar.

Minha reação quando soube da notícia.

Considerando que realmente nada será feito para o evento, o prejuízo dessa falta atingirá diversos setores econômicos, culturais e educacionais. No primeiro quesito a perda de capital que o evento gera para o serviço hoteleiros é bem considerável, fora para os taxistas e empresas de trasporte locado (prejuízo de centena de milhares de reais). No tocante ao impacto cultural é praticamente imensurável calcular os prejuízos para a população de leitores e escritores além de outros ramos culturais como músicos e artistas. Nesse ponto a cadeia editorial leva um verdadeiro chute nas pernas, e para os livreiros é ainda pior (uma verdadeira voadora na cara!), matando a oportunidade de colocar seus produtos a disposição de um vasto público, em um mercado já sacrificado e bastante competitivo.

O dano para o movimento literário vai além afetando gerações inteiras de consumidores e futuros leitores, para o processo educacional que todos os anos assistia multidões de alunos das escolas públicas e particulares lotarem o local do evento e consequentemente fazendo novas aquisições, isso pode significar o rompimento de uma até então crescente criação e apreciação da leitura livre (não didática nem obrigatória) para os alunos.

O mais indignante é não encontrar um bom motivo ou uma justificativa valida para o evento não ser realizado esse ano e ter uma SECULT que parece se fazer de surda para a necessidade e OBRIGAÇÃO de apresentá-lo.



Se você também está indignado com isso, não deixe de compartilhar e espalhar essa postagem. Deixe também seu comentário sobre esse assunto.

Essa foi a responta que recebi da SECULT hoje a tarde. NÃO HAVERÁ BIENAL DO LIVRO DO CEARÁ EM 2016. Como pode ver bye bye bienal  :'-(

2 comentários:

  1. Lamentável! Ainda sem acreditar que corremos o risco de não prestigiarmos um evento tão grandioso como a Bienal Internacional do Livro, aqui do Ceará. Há alguns meses procuro informações a respeito e... nada!! Descaso total com leitores e escritores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Anny. Para nós leitores esse evento é como a Copa é para alguns. É nosso momento de êxtase, empolgação e lazer. Pessoas bem próxima aos gabinetes internos da SECULT me informaram que é provável que o evento só venha mesmo a ocorrer no próximo ano.

      Excluir

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

INSTAGRAM FEED

@soratemplates