Literatura Policial em debate na TV Brasil

O programa Observatório da Imprensa na TV, apresenta  nesta quinta feira (28/1) uma entrevista com  o escritor Luiz Alfredo Garcia-Roza para quem “a literatura policial no Brasil entrou pela porta dos fundos, está na cozinha e ainda não chegou na sala de estar”. Porém, o programa trata mais de filosofia do que de crimes e mistério.
Luiz Alfredo Garcia-Roza / Foto site Sobrecapa
Luiz Alfredo Garcia-Roza / Foto site Sobrecapa
Psicanalista e autor de 11 romances policiais, ele discorreu sobre o sentido da morte nas obras do gênero: “o próprio homem que mata não sabe o porquê, o que move o indivíduo, às vezes, é o inescrutável”. Professor Emérito da UFRJ, Garcia-Roza estreou na literatura aos 60 anos e já começou ganhando os prêmios Jabuti e Nestlé na categoria romance.
Suas histórias têm o Rio e, principalmente, Copacabana como cenário para os crimes e seus personagens têm personalidades bem exploradas pelo autor. Seu detetive, o agora delegado Espinoza, virou tema da série de sucesso do canal a cabo GNT . Ele é inspirado no filósofo do século XVII Baruch Spinoza, mas no caso do policial “é um homem comum, um funcionário público que tem o direito de ser honesto e incorruptível”, como o define Garcia-Roza.
O programa Observatório da Imprensa na TV vai ao ar às 23 horas na TV Brasil. Para os horários em emissoras regionais que retransmitem o programa é necessário consultar a programação local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

INSTAGRAM FEED

@soratemplates