10 Livros pra desopilar

Quem não precisa descarregar a tensão do dia-a-dia? E de uma semana inteira de trabalhos então heim?

Há que prefira uma partida de pelada, uma sinuquinha, talvez uma cerveja bem gelada e pancadão. Pessoalmente eu recomendo uma leitura incomum, um gênero que você não esteja habituado, algum livro que não esteja abarrotado de vampiros brilhosos e lobisomens sem pelos ou com altas dosagens de sadomasoquismo nem aquela truculenta e pesada tecnocracia linguística da academia.

Encontrei essa semana algumas obras interessantes para desocupar a mente, títulos bem interessantes de fato:

Do que Riem as Pessoas Inteligentes?, de Manfred Geier.

Durante séculos, a filosofia clássica execrou o humor. Neste livro, o filósofo e filólogo Geier descreve o que os grandes filósofos pensam sobre o assunto e conta uma deliciosa história do humor na filosofia ao traçar a trajetória do riso na sociedade ocidental, mostrando como e do que os grandes pensadores riram em suas respectivas épocas. Manfred Geier é doutor em Teoria da Linguagem e Linguística Norte-Americana. Durante anos, ensinou Linguística e Ciência da Literatura em várias universidades europeias. 


Ensaios de Amor, de Alain de Botton.

O livro tem um enredo simples como toda boa história de amor. Primeiro, o encontro casual. Num voo entre Paris e Londres, uma pessoa se senta ao lado do narrador. Havia uma grande chance de ser um chato de galocha. Mas foi Chloe, por quem ele se apaixona, em algum momento entre o controle de passaportes e a alfândega. Segue-se a sedução, o jantar, o vinho, uma noite de amor e um relacionamento. O tempo faz o estrago: rotina, aborrecimentos e mesquinharias.

Os Vazios Silenciosos no Coração do Super-heróis, de Cláudio Clécio Vidal.

Um ótimo livro que impressiona ao fazer interessantes referências às ideias de vários pensadores, como Hegel e Michel Foucault, investiga os super-heróis norte-americanos e japoneses sob a ótica da filosofia, destacando que o coração desses personagens "pode funcionar como um espelho por meio do qual o edifício filosófico encara suas fraturas, contradições e vazios: suas crises de identidade". "As narrativas de super-heróis, encaradas como representações imagéticas de conceitos abstratos - ou alegorias -, comportam-se como uma espécie de evangelho apócrifo, contrapondo-se a interpretações canônicas de noções filosóficas", anota o press release do lançamento. Visite o blog do autor e confira. Disponível gratuitamente para download ou leitura online em: http://cleciovidal.blogspot.com


Qual Seu Número?, de Karyn Bosnak.

Delilah Darling tem quase 30 anos e já se relacionou com 19 rapazes. Sua vida sentimental não tem sido exatamente brilhante, pois todo cara que conhece parece fugir do relacionamento. Quando lê uma matéria no jornal em que a média de homens para uma mulher de 30 anos é de 10,5, fica desesperada e assustada por estar muito acima dela. Além de tudo, o artigo no jornal terminava falando que, se a mulher tivesse o número acima dessa média, seria impossível achar a pessoa certa. Na tentativa de não aumentar seu número e perder de vez a chance de se casar, Delilah sai à procura de seus antigos namorados e tenta reconquistá-los. Será que um deles estará disposto a esquecer o passado e começar uma linda história de amor? Qual Seu Número? revela os segredos de cada mulher e prova que, quando se trata de assuntos do coração, números são apenas uma fração de tempo.

Um Romântico Incorrigível, de Devan Sipher.

Ele é um romântico incorrigível e também profissional, pois escreve uma coluna sobre casamentos para um importante jornal, cobrindo festas espetaculares de costa a costa do país. Mas há uma linha tênue entre ser um repórter bem-sucedido com uma matéria para escrever e ser um cara sozinho num sábado à noite, no casamento de um desconhecido. Tudo muda na primeira noite do ano, quando Gavin conhece Melinda, uma jornalista de viagens com um espírito aventureiro. Mas Melinda vai embora e parece ter desaparecido sem deixar rastros. Gavin inicia então uma jornada por Nova York em busca dessa intrigante mulher. E aprende que há algo pior do que perdê-la: ter que escrever um artigo sobre o casamento dela.

Diário De Um Banana, de Jeff Kinney

Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam. Em Diário de um Banana, o autor e ilustrados Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável.

Nietzsche para Estressados, de Allan Percy.

Nietzsche para Estressados: 99 Doses de Filosofia para despertar a mente e combater as preocupações é um manual inteligente e estimulante que reúne 99 máximas do gênio alemão e sua aplicação a várias situações do dia a dia. A sabedoria de Nietzsche é de grande utilidade na busca de uma solução para uma série de problemas, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Este breve curso de filosofia cotidiana foi criado por Allan Percy para nos auxiliar nos momentos em que precisamos tomar decisões, recuperar o ânimo, encontrar o caminho certo e relativizar a importância dos fatos da vida. É indicado para quem procura inspiração no pensamento filosófico mais influente da era moderna para combater as angústias e os medos dos dias de hoje. Cada capítulo é iniciado por um aforismo do mestre, seguido de uma interpretação atual. Muitas vezes, sua sabedoria é associada às ideias de outros autores renomados, enriquecendo ainda mais o assunto. O legado de Nietzsche induz à reflexão e oferece uma forma mais inovadora de superar as dificuldades. Conheça algumas de suas frases marcantes: - O que não nos mata nos fortalece - O destino dos seres humanos é feito de momentos felizes e não de épocas felizes - Quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa - O reino dos céus é uma condição do coração e não algo que cai na terra ou que surge depois da morte - Não há razão para buscar o sofrimento, mas, se ele surgir em sua vida, não tenha medo: encare-o de frente e com a cabeça erguida - Os maiores êxitos não são os que fazem mais ruído e sim nossas horas mais silenciosas. 
Os Sete, de André Vianco.

Uma caravela portuguesa naufragada há cinco séculos é descoberta no litoral brasileiro. Dentro dela, sete cadáveres aprisionados em uma caixa metálica e um enigma: "Os sete demônios Lobo, Tempestade, Inverno, Gentil, Espelho, Acordador e Sétimo aqui devem ficar.", acusados, na época, de bruxaria. Universitários irão estudar os cadáveres, que estão em perfeito estado de conservação... Quem são eles? O que eles fizeram e o que significam esse nomes?

Aguenta Firme, de Ivan Jaf.

Quem se impressiona com o roubo ao Banco Central de Fortaleza em 2005 é porque não sabe o que fizeram: um anarquista, um católico fervoroso, um defensor de Mussolini e o sócio de um bordel. O que esses quatro têm em comum, além do fato de serem imigrantes italianos vivendo em São Paulo nos anos 20? Eles são os fundadores da Aguenta Firme, uma sociedade de amigos... dos bens alheios!

O Caminho dos Jedi, de Daniel Wallace.

Que a saga Star Wars é um dos maiores fenômenos de todos os tempos não é novidade. Que os personagens são mania mundial, também não. O Caminho Jedi é um manual de treinamento da Ordem Jedi. O livro funciona como um almanaque dos guardiões da paz nas galáxias, nele são apresentados os maiores mestres, a história dos clãs, os armamentos, o vestuário, os golpes de lutas, sua filosofia (que hoje se tornou uma doutrina religiosa conhecida como Jediismo, a quarta mais popular do Reino unido) entre outros. Em O Caminho Jedi, o leitor vai desvendar os segredos e partilhar do conhecimento passado de geração para geração – aprendendo, inclusive, as nuances do combate de sabre de luz e a hierarquia Jedi. Além disso, conhecerá novos personagens, novas criaturas e novas naves. Passado de mão em mão de Mestre para Padawan, de Yoda e Obi-Wan Kenobi para Anakin e Luke Skywalker, este exemplar recebeu as anotações de cada Jedi que tocou e estudou suas páginas — adicionando suas experiências pessoais e as lições aprendidas. Um livro deveras interessante pra uma leitura de fim de tarde.

Indicação Bônus


Livro dos Sith, de Daniel Wallace.

Esse bônus é um complemento da ultima sugestão da lista, O Livro dos Sith é um manual de treinamento do lado negro da Força, em que são apresentados os maiores mestres, o surgimento do clã, os armamentos, o vestuário, os segredos obscuros, a filosofia Sith, entre outros. O livro funciona também como um almanaque. Vale a pena, até mesmo pra quem não é fã do universo de George Lukas.
Espero que tenham gostado das sugestões, aproveitem para deixar mais indicações, criticas e sugestões para o blog.

Obrigado e boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

INSTAGRAM FEED

@soratemplates