Proposta de projeto. Prof. Ronnison

ARTE – UM CAMINHO PARA O CONHECIMENTO HOLÍSTICO

"Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor."Wolfgang Amadeus Mozart


Francisco Ronnison Araújo¹
Pricila Messias²
Erika Lopes²
Amanda Teófilo²


1 Professor de Filosofia da E.E.M. Ricardo de Sousa Neves
2 Alunos(as) da E.E.M. Ricardo de Sousa Neves

INTRODUÇÃO:
A Arte (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. A arte se vale para isso de uma grande variedade de meios e materiais, como a arquitetura, a escultura, a pintura, a escrita, a música, a dança, a fotografia, o teatro e o cinema. Não há nada no real que não passe por um tipo de arte, e não existe arte que não toque uma única área do conhecimento, seja químico, físico, matemático, histórico e principalmente filosófico. Arte é um importante trabalho educativo, pois procura, através das tendências individuais, encaminhar a formação do gosto, estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade do indivíduo, sem ter como preocupação única e mais importante à formação de artistas. No seu trabalho criador, o indivíduo utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual. Capacidade psíquica que influem na aprendizagem. No processo de criação ele pesquisa a própria emoção, liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho. Educa-se esteticamente o homem para atingir o social.


METODOLOGIA:
No desenvolvimento deste projeto, de forma interdisciplinar, alunos e professor se sensibilizaram para pensar e tomar uma apresentação holística da arte como emancipadora do conhecimento, especialmente as artes visuais. Para a execução do projeto, inicialmente foi realizado uma seleção dos alunos capacitados com visão crítica da realidade, e posteriormente um mini aulas acerca do que é arte; O que é o belo; A mitologia e a ciência na arte, proporções e anatomia, sendo estas aulas ministradas no período extra sala, elaborando e posteriormente fabricando alguns modelos e exemplares nas oficinas. Conforme o levantamento bibliográfico quanto a teoria filosófica da arte, foram ainda pesquisados o valor da arte em terapias de reabilitação e como forma de transcender limitações físicas ou mentais. Conforme o cronograma de ações, esta etapa culminará com a produção de uma sala temática sobre tudo que foi pesquisado, ensinado e produzido ao longo do projeto pelos alunos.


RESULTADOS: (esperados)
Neste levantamento preliminar, foram identificadas 8 alunos com grande capacidade artística, sendo 4 do turno da manhã e 4 do turno da tarde, onde foram produzidos uma tela por cada aluno mais uma obra de arte particular de produção independente a escola do aluno.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Os recursos utilizados para criação das artes foram de baixo impacto ao meio ambiente, as tintas por exemplos são do tipo não toxicas ou inflamadas e tecido reutilizado das oficinas foram empregados na amostra final dos trabalhos. A linha de ação empregada corresponde a teoria estética foi a do filosofo alemão Johann Christoph Friedrich von Schiller em uma obra “Cartas acerca da Educação Estética do Homem”.

Palavra-chave: Arte – Educação – Schiller.

E-mail para contato: ronnison.araujo@gmail.com
Site para acompanhamento: http://rabiscosdahora.blogspot.com.br

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