ARTE – UM CAMINHO PARA O CONHECIMENTO
HOLÍSTICO
"Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor."Wolfgang Amadeus Mozart
"Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor."Wolfgang Amadeus Mozart
Pricila Messias²
Erika Lopes²
Amanda Teófilo²
1 Professor de Filosofia da E.E.M. Ricardo de Sousa Neves
2 Alunos(as) da E.E.M. Ricardo de Sousa Neves
INTRODUÇÃO:
A Arte (do latim ars, significando técnica e/ou
habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações
de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções
e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e
dando um significado único e diferente para cada obra. A arte se vale para isso
de uma grande variedade de meios e materiais, como a arquitetura, a escultura,
a pintura, a escrita, a música, a dança, a fotografia, o teatro e o cinema. Não
há nada no real que não passe por um tipo de arte, e não existe arte que não
toque uma única área do conhecimento, seja químico, físico, matemático,
histórico e principalmente filosófico. Arte é um importante trabalho educativo,
pois procura, através das tendências individuais, encaminhar a formação do
gosto, estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade do
indivíduo, sem ter como preocupação única e mais importante à formação de
artistas. No seu trabalho criador, o indivíduo utiliza e aperfeiçoa processos
que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o
controle gestual. Capacidade psíquica que influem na aprendizagem. No processo
de criação ele pesquisa a própria emoção, liberta-se da tensão, ajusta-se,
organiza pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho.
Educa-se esteticamente o homem para atingir o social.
METODOLOGIA:
No desenvolvimento deste projeto, de forma interdisciplinar,
alunos e professor se sensibilizaram para pensar e tomar uma apresentação
holística da arte como emancipadora do conhecimento, especialmente as artes
visuais. Para a execução do projeto, inicialmente foi realizado uma seleção dos
alunos capacitados com visão crítica da realidade, e posteriormente um mini
aulas acerca do que é arte; O que é o belo; A mitologia e a ciência na arte,
proporções e anatomia, sendo estas aulas ministradas no período extra sala, elaborando
e posteriormente fabricando alguns modelos e exemplares nas oficinas. Conforme
o levantamento bibliográfico quanto a teoria filosófica da arte, foram ainda
pesquisados o valor da arte em terapias de reabilitação e como forma de
transcender limitações físicas ou mentais. Conforme o cronograma de ações, esta
etapa culminará com a produção de uma sala temática sobre tudo que foi
pesquisado, ensinado e produzido ao longo do projeto pelos alunos.
RESULTADOS: (esperados)
Neste levantamento preliminar, foram identificadas 8 alunos
com grande capacidade artística, sendo 4 do turno da manhã e 4 do turno da
tarde, onde foram produzidos uma tela por cada aluno mais uma obra de arte
particular de produção independente a escola do aluno.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Os recursos utilizados para criação das artes foram de baixo
impacto ao meio ambiente, as tintas por exemplos são do tipo não toxicas ou
inflamadas e tecido reutilizado das oficinas foram empregados na amostra final
dos trabalhos. A linha de ação empregada corresponde a teoria estética foi a do
filosofo alemão Johann Christoph Friedrich von Schiller em uma obra “Cartas
acerca da Educação Estética do Homem”.
Palavra-chave: Arte
– Educação – Schiller.
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