10 Razões para estudar Filosofia

Apesar da incrível satisfação e bem estar que os estudos filosóficos podem proporcionar é fato que é uma disciplina que não recebe verdadeira paixão dos alunos, talvez por eles nunca terem tido professores formados na área ou pelos simples fato de a maioria já não ter mais nada entre as orelas de tanto ver tv e ficar no facebook até o galo cantar. Seja como for, a Filosofia vem sendo reconhecida (uma vez que já foi uma das áreas mais atrativas do conhecimento) mundialmente nos anos, com frequência vemos livros filosóficos figurando os topos dos 10 mais vendido no mundo.


Aqui vão dez razões para estudar filosofia, mesmo para quem não tenha interesse em seguir na área.

1. Poder de Análise
Poder pensar é talvez o dom mais celebre da mente humana, poder refletir sobre todos os aspectos que estão ocultos em nossas ações e entende-los para adquiri mais conhecimento na vida (saber sempre foi poder). Se você realiza uma análise com precisão, não importa sobre o que, você terá à sua disposição a mais essencial ferramenta: uma mente preparada para enfrentá-lo.

2. Criatividade
Comumente se confundem criatividade com imaginação, mas isso os maiores visionários sabe que é um equivoco. Seja para a práxis ou para a teoria, os estudo filosófico estimula a criatividade em solução de problemas (de maneiras muitas vezes incríveis e racionais). Muito aconselhável para quem pretende começar algum negocio é ver a lógica por trás da situação, o que pode ser precioso se você seja qual for sua ocupação.

3. Lógica
E já que falamos de lógica vamos enfatizar isso um pouco mais. A filosofia é baseada na argumentação e, portanto, induz à familiaridade com a lógica da argumentação boa e ruim. Além disso, a maioria dos cursos de filosofia tem aula de pensamento crítico e lógica simbólica. Esta é a razão pela qual os estudantes dessa competência são bons em detectar linhas de raciocínio defeituosas, bem como contratos duvidosos.

4. Autonomia
Uma vez que o estudo filosófico envolve uma boa dose de racionalidade criativa e lógica proporciona uma certa autonomia do pensador, apesar do que você pode achar, pensar por si só está sendo uma das atividades mais raras nos dias atuais. Você por acaso toma decisões sem influencia de partido, time ou familiares?

5. Fundamento
A filosofia é essencialmente um estudo dos fundamentos, não por menos muitos filósofos mudaram a visão do mundo acerca da liberdade, do direito, da beleza, da legalidade. É muito vantajoso pensar sobre que alicerce esta sua mente, você ficar sem ele um dia (ou pode desconstruir tudo e fazer um melhor).

6. Escrita
Aqueles que estudam ou tiveram aulas de filosofia (apropriadas) são na maioria os com melhores notas em redação em vestibulares  não por menos, a filosofia é por si só uma conversa persuasiva, quem adequá essa atividade a seus hábitos adquiri uma natureza bem mais dialógica com a realidade, seja factual ou não.

7. Oratória
Uma decorrência das razões ditas até aqui é a clara expressividade que é proporcionada pela filosofia. Claramente se vê que quem faz bom uso da lógica melhora em argumentos e diminui o receio de falar em publico, o uso da análise e da razão dão suporte ao incentivo de expor seus argumentos. Uma preciosa habilidade para lideres e chefes de equipe.

8. Leitura
Um habito encorporado ao estudioso de filosofia é a busca por leituras cada vez mais criteriosa, deixando de lado futilidades. Além de possibilitar a melhorar da critica e da analise, o ato de ler é uma criticamente é uma habilidade que pode ser usada em outras áreas como analise de mercado. Por essa razão é fácil entender porque cursos de administração, comunicação, entre outros, andam estudando muita filosofia.

9. Emprego
Cada vez mais instituições de ensino (médio e superior) têm contratado profissionais nessa área  Além disso está se tornando a disciplina mais "perigosa" nos vestibulares. Além do mais, alguns artigos têm saído na internet, elogiando a performance de filósofos no mundo dos negócios. (Principalmente portais americanos e europeus. O New York Times é um dos mais frequentes em artigos sobre isso!).

10. Bem-Estar 
Como disse no começo dessa publicação. O estudo filosófico é famoso por ser complicado tanto quanto por proporcionar satisfação, prazer e bem estar. Muitos estudos filosóficos foram os responsáveis pela criação da psicologia moderna. Apenas imagine você poder melhorar seu estado mental apenas lendo os pensamentos e conselhos de alguém que você nem precisa conhecer (porque já morreu ^^).


Se depois dessas dicas você ainda não encontrou um bom motivo para estudar um pouco essa magnifica disciplina, sugiro ver o que está passando na Rede Esgoto ou ver qual a próxima mania estupida da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

INSTAGRAM FEED

@soratemplates