Pensando o belo


Há Platão devemos a convicção de essência de idéia. Mas nos dias em que vivemos a própria conceptualização dos conceitos é atacada por interesses próprios, corrompendo a idéias original. Esse é uma pequeno projeto na área de Estética (Estética, do grego αισθητική ou aisthésispercepçãosensação) é um ramo da filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como: as diferentes formas de arte e da técnica artística; a idéia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes. Por outro lado, a estética também pode ocupar-se do sublime, ou da privação da beleza, ou seja, o que pode ser considerado feio, ou até mesmo ridículo. Estética Normativa: É o campo da filosofia que enriquece nas letras, no corpo e nas pinturas. Estética Profana: É o campo estético constituído por dois pólos: a sensação de um corpo nu e o julgamento em que no ser humano provoca atrito olhar orgãos genitais), o objetivo principal é retorna e compara os conceitos de beleza nos dias atuais, estou "criando" um novo conceito, a belesa, aquilo que não é, que tenta ser ou se passar pelo que realmente é belo.
A idéias de beleza esta tão banalizada que sua padronização tente a excluir e ignorar quem esta fora desse modelo. As miss universo de hoje estão cada vez menos originais, as modelos cada vez mais iguais, magras (até onde aguentam) siliconadas (quanto mais peito melhor) e bumbum redondo o mais arcônico possível. Isso não é beleza, é belesa, um falso conceito do que é belo, muito divulgado pela mídia para vender cada vez mais sem se preocupar com as consequências dessa idéia.
"Bens sabeis que a humanidade pode sobreviver sem ciência, sem pão, mas sem o belo ela não pode." - Dostoievski (1821-1881)

Não estou aqui criticando as pessoas que são belas, tão pouco dizendo que não se deve buscar a beleza. Não estou fazendo uma colocação de como a visão turva desses conceitos leva a um efeito menos belo, prazeroso, real e saudável, já que a beleza também está ligada a emoções e sentimentos que criamos e provocamos, ela dever também servi para nos fazermos nos sentir bem consigo mesmo, sendo quem queremos e não o que os outros querem que sejamos. Comparamos agora o que seria da arte de séculos atrás, se essa beleza, já tivesse sido capitalizada.

Vamos rever alguns conceitos de novo:
Lógica - coerencia de ideias e raciocínio, principio normativo para a formulação de conceitos.
Ética - estudo dos juízos referentes a conduta humana, base para julgamentos entre bom ou mau.

" A estética está na base da ética, assim como a ética na base da lógica." - Santaella.
Estou novamente, esclareço, falando de conceitos. Os quais podem guiar nossas ações, nossa conduta, e até os sentimentos; sejam eles estéticos, lógicos ou éticos. Analisando cada uma dessas três vertentes, podemos entender e reconhecer melhor em nossa existência idéias, valores e normas. Vamos a uma rápida instigação.

O que é belo para você?
Take a View: Landscape Photographer of the Year Award
Essa  foto é de Emmanuel Coupe do sol nascendo em Old Man of Storr, localidade na ilha escocesa de Isle of Skye, tirou primeiro lugar em um concurso de melhor fotografia de paisagens de 200. Ele esperou no sopem três dias e três noites até que todas as condições de luz e clima estivessem a seu favor, essa imagem lhe rendeu o equivalente a R$ 55.800 e a inda foi considerada a mais bela imagem de 2009.

O mar parece belo para você?





E se as ondas tivesse tiram alguém que ama dos seus braços?



E o que é feio para você?



Nas palavras de um sábio "Gosto se discuti, se não. Se lamenta!"

Aqui fica a questão principal, até que ponto devemos buscar a belesa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

INSTAGRAM FEED

@soratemplates