5 Razões para começar a ler já!

Ler é sempre um ato de amor e dedicação a si mesmo ou aos outros, e nesse tempo de tantas tecnologias e praticidades não é mais tao raro encontrar leitores utilizando tablet ou smartphones para colocar as leituras em dia. Porém, gostaríamos de listas 5 motivos para não esquecer o livro tradicional.

1. Fortalece o Cérebro

Muito se engano achando que não se pode "malhar" o cérebro. Mas isso é possível sim. Só para comparar; uma caminhada de 30 minutos já causa melhoras no seu sistema cardiovascular, correto? O exercício da leitura é o mesmo processo sendo mais restrito ao cérebro, o ato de movimentação dos olhos somado ao processo de codificação, decodificação e assimilação de palavas previne o cérebro de danos mentais leves do dia-a-dia. Além de fazer a memória mais forte o que ajuda a combater o Alzheimer.

Recentemente foi publicado em uma grande revista cientifica americana que o simples ato de leitura diminui em até 33%  o declínio natural das potencias cerebrais. Mas o estudo reforça uma coisa, esse tipo de leitura é a leitura de entretenimento e não a ocupacional e a leitura contra a luz causava na verdade danos em forma de enxaqueca e leves dores nas têmporas, então deixe um pouco seus texto acadêmico de lado e vá ler um poema, o livro de Tolkien ou As Cr^nicas de Gelo e Fogo.

2. Foco fácil

Curiosamente a leitura em forma digital tem a péssima capacidade de desconcentrar o leitor, foram feitas alguns teste e comparações que mostravam que as pessoas usuárias de leitores digitais, mesmo as acostumadas tinha de reler duas ou três vezes os mesmo trechos para se situar na leitura ou evento descrito na narrativa.


3. Mens sana in corpore sano

Depois de uma boa hora de leitura você consegue se sentir mais tranquilo e relaxar não é mesmo? Isso porque o livro físico consegue eliminar mesmo que só momentaneamente as cargas de stress do seu corpo, isso foi oque apontou um estudo realizado pela Universidade de Sussex na Inglaterra ha 5 anos atras e vem se confirmando a cada teste desde então. Essa mesmo universidade formulou um estudo que provava também que independente do gênero literário, uma rotina de leitura constante eliminava até 68% do stress de uma pessoa durante o dia.Claro que algumas profissões como dentista de leões e tigres ou alimentador de pernilongos tem mais stresse que outras.

4. Altamente contagioso

Um relatório divulgado pela Scholastic sugere que a leitura em voz alta para crianças ao longo dos seus anos no ensino fundamental constantemente insere nas crianças o habito da leitura. Ou seja, se você assim como eu, quer filhos ou sobrinhos ou afilhados leitores, é preciso apresentar o livro como algo seu!

40% dos leitores frequentes com a idade entre 6 e 10 anos ouviam historias lidas em casa, e apenas 13% não tinha esse contato. Traduzindo: se o hábito da leitura pode ser transmitido até mesmo entre adultos,imagina para uma criança que copia todos os hábitos dos adultos mais próximos. Deixo aqui uma pergunta, você já leu para uma criança? Eu já, e devo dizer que foi uma das experiencias mais religiosas que já tive.

5. Humanização

É celebre e notória a verdade na frase "Os livros não mudam o mundo, as pessoas é que mudam o mundo. Os livros só mudam as pessoas." do nosso grande Mario Quintana [Valeu Mário!]. O ato de ler é inegavelmente uma atitude transformadora, pois não apenas modifica o sujeito como os outros e o mundo a sua volta. Numa realidade cada vez mais assombrada pela violência e pelas drogas nunca foi tão necessário a pra tica da leitura, não por outro lado foi adotada recentemente uma politica de incentivo a leitura em nosso país em que para cada livro lido num período de um mês o detento tem três dias de sua pena reduzida. Apostar na leitura sempre foi, e sempre será uma aposta com bons retornos,

3 comentários:

  1. Olá!!!!!! Super curti seu blog!! Amanhã com mais calma... vou conferir melhor as postagens e comentar!!! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fer, obrigado pela visita. Fico feliz que tenha gostado. Estou sempre com novidades por aqui. Obrigado pelo comentário, ajudar a motivar melhorias.

      Excluir

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

INSTAGRAM FEED

@soratemplates