Simpósio Ipu

O Simpósio Ipu é praticamente o mais expressivo, cultural e moderno evento acadêmico da região. Abrangendo diversas áreas do mundo acadêmico como filosofia, sociologia, história, direito, administração, memoria e patrimônio, música, artes e o mais característico em seu teor é o aspecto cultural da região serrana.
  

Mas o que é um simpósio?


Simpósio (em grego: συμπόσιον, transl. sympósion) é um termo que se referia, na Grécia Antiga, a uma festa onde se bebia (o verbo grego sympotein significa "beber junto"), geralmente realizada depois de um banquete, e durante a qual eram travados diálogos e conversas intelectuais, enquanto escravos ou empregados faziam apresentações de música e dança. Atualmente o termo passou a designar qualquer conferência acadêmica, ou um estilo de aula, ministrada de maneira aberta a debate discursivo e não o formato tradicional de uma palestra ou perguntas e respostas.

A Programação


A programação do simpósio em sua V edição foi mais ampla e enriquecedora do que nunca. Começando pelo tema proposto para esse edição "Mídia e Cultura: Desfragmentação do Pode?" possibilita uma ineria de interpretações por parte do grande números de universitários que se deslocam para se fazer presente nesse grande evento (diga-se passagem, esse estudioso de filosofia percorreu 244 km, 3 horas 38 min, e afirmo que valeu a pena cada centímetro da viagem)

A Abertura do evento foi uma bela explanação do tema com Osvaldo Bertolino, jornalista pela Universidade do Estado de São Paulo (USP), escritor e pesquisador da fundação Maurício Grabois e editor do portal desta instituição (grabois.org.br). Ivina Carla Sousa Jornalista Monografia sobre a comunicação popular e as tecnologias digitais utilizadas pelo movimento indígena, realizando uma análise sobre o portal índios online no caso Raposa Serra do Sol. Participou ativamente do processo de construção da I Conferência Nacional de Comunicação, em 2009. Moderador: Prof. Doutorando em Sociologia Pedro Fernandes (UVA UFRN)loja gratis.

Osvaldo Bertolino (atual diretor do ECOA (Sobral-CE) fez uma magnifica palestra apresentando pontos e contra-postos da atual realidade cultural brasileira.

Outras Atividades




O evento contou com programações de conteúdo cultural e acadêmico ao longo de cada dia durante a semana. Tais atividades incluíam caminhadas turísticas pela cidades, palestras, mini cursos, apresentação de documentários e trabalhos acadêmicos.

Foto com o palestrante de abertura do V Simpósio Ipu

Prof. Dr. Renato Almeida palestrando sobre Sociedade Industrial

Passeio pelo centro da cidade, cheio de casarões e prédios de época

Caminhada pelos pontos históricos de Ipu com prof. Petrônio 

Presentação de banda na praça Iracema, rock e frio na noite ipuense

Caminha (independente) pelas trilhas locais

Espaço para venda de livros e DVDs, ótimo para procurar um presente ou conversar com amigos


Noite cultural e Café Filosófico na Casa da Cultura

Fechando a semana de eventos, uma caminhada até a Bica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

INSTAGRAM FEED

@soratemplates