Religião. Qual a sua?

Se só existe um deus, por que tantas religiões?
A religião é um dos aspectos mais significativos do ser humano. Nos dias modernos em que vivemos o fenômeno religioso se reinventa e se adapta as mídias e tendências mundias, talvez não por menos a famosa citação de João Paulo II se reverbere no mundo não somente cristão, mas em toda a esfera religiosas.

                                   "Precisamos de Santos sem véu ou batina.
                                  Precisamos de Santos de calças jeans e tênis."
                                                                                          - João Paulo II


Contudo, a religião ao longo da historia também se mostrou uma ferramenta de guerra por todos os continentes. Lideres religiosos guiaram multidões contras civis descrentes de sua religião. E mesmo no limiar do seculo XXI ainda há risco desses eventos voltarem a acontecer. Mas o que mais me impressiona é a avalanche de pessoas que estão em doutrinas herdadas. Realizam ritos e cerimonias vazias sem sentirem contado com algo transcendente. O quem me lembra duas citações de Siddartha Gautama, o Buda.

"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o."

“Não se apresse em acreditar em nada, mesmo se estiver escrito nas escrituras sagradas. Não se apresse em acreditar em nada só porque um professor famoso que disse. Não acredite em nada apenas porque a maioria concordou que é a verdade. Não acredite em mim. Você deveria testar qualquer coisa que as pessoas dizem através de sua própria experiência antes de aceitar ou rejeitar algo.”
(Siddartha Gautama, o Buddha, Kalama Sutra 17:49)
Deixo aqui para os curiosos, interessados, críticos  e bem humorados um pequeno teste. Descubra qual "é" a sua religião clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

INSTAGRAM FEED

@soratemplates